Investir é pensar no futuro, porém, para ser um bom investidor, é necessário pesquisar e estudar para tomar uma decisão correta e ter bons frutos. No mercado imobiliário, isso não é diferente. E é aqui que entra a importância do estudo de viabilidade.

 

Muitas perguntas surgem, principalmente se vale a pena investir no projeto, quais são os possíveis retornos, se o empreendimento estará dentro das leis ambientais, entre outros.

 

Afinal, investir em um empreendimento imobiliário não é uma decisão fácil e requer diversas análises.

 

Para entender mais sobre, confira abaixo o que é, como é feito e qual a importância do estudo de viabilidade para investir em um projeto.

 

O que é estudo de viabilidade?

 

O estudo de viabilidade é responsável por auxiliar na tomada de decisão referente ao investimento em um empreendimento imobiliário, o qual identifica se o projeto é viável ou não.

 

Através de um levantamento, o estudo verifica os custos, potencial de retorno financeiro, informações legais, plano diretor municipal, mão de obra necessária, entre outros.

 

É a união de diversas informações a fim de você fazer uma boa escolha como investidor, sem perder dinheiro.

 

Como é feito o estudo de viabilidade?

 

Para entender se um projeto é viável, parte-se do princípio da coleta de diversos dados para análise. É solicitado o material técnico do empreendimento, desde o orçamento total, o cronograma de desenvolvimento, o memorial descritivo e a planta do imóvel.

 

Após isso, é realizada a vistoria no local, verificação do estágio que se encontra o projeto, avaliação do terreno e as unidades que serão construídas. Essa etapa é uma das mais importantes do estudo de viabilidade, principalmente porque é analisado o potencial do local que o empreendimento será construído.

 

Também conta com a avaliação da tabela de vendas apresentada, os custos, despesas e prazos previstos para a construção.

 

Por meio desses passos é possível chegar nas respostas para o investidor ter uma tomada de decisão coerente e ver se deve ou não entrar no negócio.

 

 

A importância do estudo de viabilidade

 

O estudo de viabilidade é importante para evitar diversas dores de cabeça a um investidor no setor imobiliário. Os principais pontos de importância são:

 

1. Facilidade na tomada de decisão

Conforme comentamos, o estudo de viabilidade é uma ótima solução para saber se deve ou não investir em um empreendimento imobiliário, principalmente caso esteja mal estruturado ou em uma localização pouco favorável.

 

Por meio do levantamento de informações, você consegue identificar com mais clareza qual será a sua decisão diante do negócio.

 

2. Diminuição de prejuízos financeiros

 

Além da identificação do item anterior, o estudo de viabilidade também é importante para você ter a possibilidade de realizar possíveis ajustes antes do investimento ou evitar esse tipo de ativo para diminuir os riscos de prejuízos financeiros.

 

O estudo oferece mais segurança antes mesmo de “colocar o dinheiro na mesa”.

 

3. Projeção de retorno do investimento

 

A elaboração do estudo de viabilidade é fundamental para entender qual será o retorno do investimento (ROI). Essa projeção acontece através da análise de custos, mercado, estimativa de clientes, oscilações do mercado imobiliário, entre outros.

 

Com isso, você consegue ter consciência da saúde financeira do empreendimento e ter dados palpáveis sobre o que você está investindo, além de definir metas e objetivos relacionados ao negócio.

 

Quanto tempo leva para a criação do estudo de viabilidade?

 

O estudo de viabilidade é um trabalho completo e, ao mesmo tempo, complexo. O profissional deve avaliar todas as etapas que comentamos neste conteúdo e o tempo estimado de criação depende da localização, mercado imobiliário ativo do local e o porte do empreendimento.

 

Geralmente, leva-se de 5 a 10 úteis desde a etapa inicial de captação de informações, análise, elaboração de relatório até a apresentação ao cliente.

 

Quais documentos são solicitados para o estudo de viabilidade?

 

Alguns deles já comentamos até aqui, mas, em resumo, para a realização da pesquisa e elaboração do estudo é necessário:

 

– Orçamento;
– Cronograma;
– Memorial descritivo;
– Planta completa, aprovada ou estudo do projeto;
– Matrícula e IPTU do terreno do empreendimento a ser elaborado;
– Tabela de vendas (TBV) em execução ou provável para análise.

 

Com isso em mãos, o profissional responsável já consegue iniciar com os trabalhos.

 

A DLR realiza o estudo de viabilidade do seu projeto

 

Viu como o estudo de viabilidade é importante? Ele garante segurança para você verificar se um empreendimento é viável ou não para investimento. O levantamento de informações permite conhecer com mais detalhes o negócio, analisar os custos, mensurar o retorno obtido, entre outras variáveis.

 

Se você busca por esse serviço, saiba que a DLR auxilia diversos empreendedores, agentes financiadores e investidores na tomada de decisões. Temos uma equipe especializada de engenheiros, arquitetos e agrônomos que realizam o estudo de viabilidade para você identificar se deve ou não investir em determinado negócio.

 

Para fazer um estudo de viabilidade seguro e com profissionais capacitados, entre em contato conosco para entender melhor sobre nossos serviços. Estamos prontos para lhe ajudar!