Se você tem um imóvel e quer vendê-lo, o primeiro passo é entender qual é o valor do seu patrimônio. Para descobrir isso é necessário ter um suporte de um profissional de engenharia civil que faça avaliação de imóveis e defina corretamente todos os critérios relevantes para a precificação.

A partir do momento que você contrata uma empresa ou profissional especializado em avaliação, consequentemente garante mais clareza e assertividade na negociação. Afinal, ambas as partes vão sair ganhando.

Para te ajudar a entender melhor, reunimos neste artigo o que é avaliação de imóveis, como funciona e quais critérios são utilizados. Continue a leitura para descobrir tudo sobre o assunto!

 

O que é avaliação de imóveis?

 

A avaliação de imóveis é um relatório que avalia o valor de mercado de um imóvel, de acordo com o mercado imobiliário local. É baseado em diversos critérios técnicos e normativos, sendo que os principais estão ligados inteiramente com características físicas: localização, estrutura, tamanho, conservação, acabamento e posicionamento da propriedade.

Para participar de uma negociação de imóvel, seja para comprar, vender, financiar, construir e até mesmo partilhar bens, é imprescindível a avaliação. Afinal, além de ter consciência de qual é o real valor da propriedade, você garante mais tranquilidade em casos de processos judiciais.

 

Quem faz avaliação de imóveis?

 

Os engenheiros civis, arquitetos ou agrônomos são profissionais indicados para fazer esse tipo de avaliação. É imprescindível que a pessoa tenha registro no CREA/CAU, conhecimento do mercado e domínio das normas técnicas.

O profissional deve emitir o laudo de avaliação de imóvel respeitando as Normas ABNT – 14.653 e do IBAPE, que são específicas para essa situação. Além disso, a norma 14.653 prevê que os profissionais citados anteriormente são os mais qualificados para a realização desse tipo de trabalho.

 

Como funciona a avaliação de imóveis?

 

Os avaliadores imobiliários utilizam diversos critérios para chegar no valor real de uma propriedade. Esse processo é complexo e demorado. Já citamos anteriormente quais são eles, mas confira abaixo com mais detalhes os principais pontos relevantes:

 

Localização

A localização de um imóvel é um dos principais fatores que influenciam diretamente no valor de mercado. Isso se dá porque algumas cidades, bairros ou ruas são mais valorizadas do que outras.

Os fatores de acesso a transporte público, comércios e espaços de lazer ajudam na definição do valor final da propriedade.

 

Estrutura

Tanto a estrutura interna quanto a externa também são critérios fundamentais na avaliação de imóveis. Isso engloba qualidade de revestimento de paredes — se há rachaduras ou infiltrações, pintura, forros e telhados, fachada, elétrica e hidráulica e vidros.

Além disso, o acabamento também é um item que faz parte do laudo de avaliação. Quando é notado um bom acabamento, acaba influenciando positivamente no valor.

Já em relação a elementos externos, como garagem, elevador, área de churrasqueira, piscina, portaria, entre outros, costumam ter uma excelente valorização.

 

Conservação

A conservação é um ponto importante. Existem imóveis que foram construídos há anos, são mais antigos, mas muito bem conservados. Mesmo com o longo período pode continuar com um ótimo valor.

Entretanto, há casos que não são bem assim. Quando é usado materiais de baixa qualidade, acabam sofrendo depreciação mais rápida e, consequentemente, afetam negativamente o valor de venda.

 

Segurança

Esse critério, de certo modo, está atrelado à localização. Geralmente, lugares que apresentam alta taxa de criminalidade, com histórico de assaltos e violências, acabam prejudicando diretamente no valor do imóvel.

 

Documentação

Para facilitar o processo de negociação é importante que toda a documentação do imóvel esteja em dia. Os compradores devem solicitar os comprovantes de impostos, especialmente matrícula e IPTU ou, no caso de imóvel rural, ITR.

É importante realizar isso porque quando há alguma irregularidade nos impostos, por exemplo, tende a atrasar a negociação e a prejudicar o valor final.

 

Os métodos de avaliação de imóveis

 

Você já percebeu que são diversos fatores analisados na avaliação de imóveis, certo? Por conta disso, também existem alguns tipos de avaliações utilizados pelos profissionais do mercado imobiliário.

 

O avaliador em questão pode usar como base 4 métodos, que são:

 

  • Método Comparativo de Mercado: é o mais conhecido e utilizado, principalmente em imóveis residenciais e comerciais. É feito um comparativo da propriedade em relação a dados relevantes do mercado imobiliário;

 

  • Método Evolutivo: é indicado para imóveis com escassez de ofertas no mercado, em que envolve a soma dos valores dos componentes do bem. O cálculo é feito com base no Custo Unitário Básico (CUB), valor do terreno + valor das construções + fator de comercialização;

 

  • Método Involutivo: é próprio para construtoras e incorporadoras. Feito com base em uma precificação realizada do aproveitamento do terreno e sua viabilidade técnico-econômica;

 

  • Método da Renda: é comum para imóveis comerciais, em que a avaliação é feita de acordo com o valor de renda que será gerado com a propriedade, como o aluguel.

 

 

Quanto custa fazer uma avaliação de imóvel?

 

O preço de uma avaliação de imóvel vai depender do tempo do profissional que irá fazer o laudo, mas também do tipo de propriedade avaliada. Então, o valor de hora trabalhada + tabela de referência de venda determinam o custo do serviço.

Vale ressaltar que o custo é variável de acordo com cada empresa ou profissional da área de avaliação. O indicado é pesquisar e consultar algumas opções para encontrar a melhor escolha.

 

DLR: empresa especializada em avaliação de imóveis

 

Agora que você já sabe o que é e como funciona a avaliação de imóveis, está na hora de contratar um profissional capacitado para fazer este trabalho.

 

A DLR é uma empresa de engenharia de avaliação que te ajuda na tomada de decisões com base em capacitações técnicas e metodologias inovadoras. Nós entregamos transparência e segurança para você se sentir seguro nas negociações do seu imóvel.

 

Realizamos a avaliação de imóveis em todo o Brasil. Temos uma equipe de profissionais engenheiros, arquitetos e agrônomos que fazem a vistoria no local. Em casos específicos, utilizamos profissionais de outros locais, como seu deslocamento, para atendimentos das características do bem em avaliação.

 

Se você deseja fazer uma avaliação ou conversar com a gente sem compromisso, entre em contato e marque uma reunião com um dos nossos especialistas. Estamos prontos para te ajudar!