Ter um imóvel disponível para locação é ótimo para garantir uma nova fonte de renda todos os meses. Por conta disso, é importante definir o valor correto de aluguel a ser cobrado.

São diversos critérios que devem ser analisados até chegar no valor justo e atrativo, para que consiga fechar uma boa negociação. E tudo isso é um grande desafio aos proprietários.

Se você está aqui é porque deseja entender sobre o assunto, não é mesmo? Então, preparamos este conteúdo explicando exatamente como calcular o valor do aluguel de um imóvel e colocá-lo à disposição para inquilinos. Confira a seguir!

 

Os principais fatores para calcular o valor de aluguel

 

Para você definir quanto deve ser cobrado de aluguel é necessário levar em consideração fatores técnicos e subjetivos.

Por exemplo, alguns proprietários optam por realizar reformas antes de alugar, já outros não. Tomar uma dessas duas decisões impactam no cálculo do valor.

Entretanto, os critérios analisados para locação são:

 

Localização

 

Por ser o principal fator de avaliação de quem busca uma locação, a localização influencia diretamente no valor. Há bairros mais requisitados do que outros, seja pela proximidade de estabelecimentos comerciais, transporte público ou áreas de lazer. Quanto melhor o local, mais valorizado é o valor.

 

Padrão de acabamentos

 

O padrão de acabamento é outro ponto avaliado ao analisar quanto cobrar o aluguel de um imóvel. Isso porque a beleza é importante, mas a qualidade na matéria-prima também influencia na escolha da locação.

Revestimentos, quinas, rodapés, instalações, paredes, pisos, entre outros são verificados com cuidado em uma avaliação de imóvel para realizar o cálculo.

 

Tamanho do terreno

 

O valor de aluguel de uma casa também varia de acordo com o tamanho do terreno. Dependendo do espaço externo, o inquilino pode pagar mensalmente mais caro ou barato, principalmente quando há áreas de lazer para crianças, jardins, piscina, etc.

 

Vizinhança

 

Os vizinhos também são analisados para definir quanto cobrar de aluguel. Se a vizinhança é agradável e tranquila ou se existem vizinhos barulhentos pode impactar na escolha do potencial inquilino. Por esse motivo, deve-se levar em consideração esse fator, para não criar falsas expectativas e ser justo com quem vai fechar negócio.

 

Segurança

 

Além da localização, que comentamos anteriormente, o critério de segurança também é usado para calcular o valor do aluguel de um imóvel. Os bairros e regiões que apresentam mais segurança, com baixo índice de criminalidade, são mais procurados e, consequentemente, mais caros.

 

Adequação com o preço do mercado

 

Para alugar seu imóvel é válido verificar as outras propriedades que estão ao redor e seus valores. Aqui, o ideal é pesquisar por casas ou apartamentos que são semelhantes a propriedade que irá alugar, seja em tamanho, quanto em estrutura.

 

Mobiliado

 

Uma particularidade na locação é quando o imóvel está mobiliado. Oferecer esse benefício ao inquilino pode valorizar em 20% no valor mensal. Isso porque o morador não terá custos para compras de móveis ou até mesmo de mudança.

 

 

Quem deve calcular o valor do aluguel de um imóvel?

 

Para você ter o valor correto e justo é indicado contratar um avaliador de imóveis para realizar o laudo de avaliação. O profissional que desenvolve esse serviço é engenheiro, arquiteto ou agrônomo, o qual deve respeitar e seguir as Normas da ABNT e IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias).

O avaliador irá analisar todos os fatores que comentamos anteriormente e te ajudará a definir o valor do aluguel, com base em informações e dados do mercado imobiliário local. Dessa forma, você consegue ter clareza no quanto cobrar, sem perder dinheiro e sendo completamente justo.

 

A DLR calcula o valor do aluguel de seu imóvel

 

Se você busca por um parceiro que ajude a calcular quanto cobrar pelo aluguel da sua propriedade, nós da DLR podemos te ajudar!

Somos uma empresa de engenharia de avaliações com embasamento técnico e norma para realizar os cálculos avaliatórios e apresentar o resultado real de quanto vale o imóvel, sem tendências nem outros interesses envolvidos.

Então, se você busca por uma avaliação correta e isenta, que aponte exatamente todos os dados de cálculos do valor do aluguel, saiba que estamos prontos para realizar esse trabalho por você!

Entre em contato agora e vamos conversar mais sobre o assunto!