Um dos principais processos para a negociação de uma casa, apartamento, terreno e outros bens é a realização do laudo de avaliação de imóvel. Este documento é importante para que os compradores, vendedores e financiadores fiquem conscientes e seguros em relação ao preço ideal da propriedade.

Por mais que seja muito importante, existem muitas dúvidas em relação ao documento. Para você entender melhor tudo sobre o assunto, neste artigo compartilhamos o que é, para que serve e como é feito o laudo de avaliação de imóvel. Confira a seguir.

 

O que é o Laudo de Avaliação de Imóvel?

 

A avaliação de imóveis é um serviço que busca fazer toda a análise necessária para determinar o valor de uma propriedade. O laudo de avaliação de imóvel é o documento técnico que valida esse processo.

Por ser um instrumento jurídico, o profissional habilitado deve seguir e respeitar as Normas da ABNT, especialmente a NBR 14.653-2, e o IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias). Já quem realiza essa análise são os engenheiros, arquitetos ou agrônomos.

 

Para que serve o Laudo de Avaliação de Imóvel?

 

A função do laudo de avaliação de imóvel vai além da análise para definir o valor real de mercado de um bem. Na verdade, o documento também apresenta outras finalidades, tais como:

  • Garantia para a realização de empréstimos bancários;
  • Atualização de balanço patrimonial de uma empresa;
  • Renovação de aluguéis;
  • Partilha de bens.

Além desses pontos, o laudo também é indispensável na contratação de seguros, a fim de identificar o valor estimado para garantia de todos os bens.

 

 

Qual é a importância deste documento?

 

Quando você contrata um profissional capacitado para fazer o laudo do seu imóvel, automaticamente garante segurança e transparência. O documento é importante tanto para o comprador quanto para o vendedor, principalmente para identificar se o valor da propriedade está acima ou abaixo do negociado no mercado.

Mas, a importância também está atrelada aos pontos que comentamos anteriormente, ou seja, com o laudo de avaliação de imóveis é possível ter mais tranquilidade em negociações (venda, compra, locação e garantia).

 

Como é feito o Laudo de Avaliação de Imóvel?

 

A partir do contato do cliente com o engenheiro, arquiteto ou agrônomo, o profissional busca entender qual é o tipo e a localização para iniciar com a formalização do laudo de avaliação de imóvel.

É importante compreender que o avaliador deve seguir as regras da NBR 14.653-2 e do IBAPE para a realização desse serviço. Os principais critérios que devem ser averiguados são os seguintes:

 

  • Localização;
  • Padrão de acabamentos;
  • Idade aparente;
  • Estado de conservação;
  • Segurança;
  • Documentação.

 

O avaliador também deve fazer registros fotográficos da propriedade, verificar características do mercado imobiliário local e particularidades da região, além de pesquisas e cálculos para apresentação dos resultados, de acordo com as normas técnicas.

 

Os tipos de Laudo de Avaliação de Imóvel

 

Aqui na DLR nós trabalhamos com dois tipos de laudos de avaliação de imóveis, sendo que a escolha de um ou de outro depende do que foi contratado junto ao cliente. Veja sobre cada uma abaixo:

 

Laudos Expeditos

 

Os laudos de avaliação expeditos são rápidos, express ou de crédito imobiliário, os quais apresentam informações mais sintetizadas e reduzidas. Porém, mesmo que sejam laudos menores, contém todas as características essenciais e principais da propriedade.

 

Laudos Completos

 

Nos laudos de avaliação completos constam todas as informações detalhadas, com pesquisas e cálculos apresentados de acordo com o que foi contratado. Além disso, há comentários importantes e completos sobre o imóvel, sua localização e o mercado imobiliário em que está inserido, sempre de acordo com as normas da ABNT e IBAPE.

 

 

Quanto tempo leva para fazer o Laudo de Avaliação de Imóvel?

 

O tempo para a realização do laudo de avaliação depende do tipo de imóvel. Geralmente, as casas, apartamentos e terrenos pequenos levam cerca de 3 a 5 dias úteis após a vistoria.

Já para fazendas, galpões, salas, lojas e terrenos grandes pode levar até 7 dias úteis para a conclusão do laudo.

 

Faça o Laudo de Avaliação de Imóvel com a DLR

 

Se você chegou até aqui é porque já entende como é feito o laudo de avaliação de imóvel e, agora, está em busca de um profissional para fazer este serviço, certo?

 

Nós da DLR podemos te ajudar!

 

Somos uma empresa de engenharia de avaliações de âmbito nacional, que conta com engenheiros, arquitetos e agrônomos que trabalham seguindo todas as regras técnicas da ABNT e IBAPE. A equipe da DLR é multidisciplinar e totalmente capacitada para a elaboração de laudos de avaliação.

Contamos com uma equipe de estagiários, digitadores e outros técnicos administrativos que realizam todo o controle e execução da montagem física do laudo a ser entregue.

Deseja contratar a elaboração do laudo do seu imóvel? Entre em contato agora mesmo conosco!